segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

SAÚDE PÚBLICA É COISA SÉRIA

Hoje, às 19 h, vou  estar participando de uma reunião do Conselho Muncipal de Saúde de Campo Mourão, Conselho este onde por muito tempo dediquei horas e horas da minha militância em defesa do Sistema Único de Saúde- SUS.
Hoje volto à plenaria para participar como cidadão, não mais como Conselheiro, mas volto apreensivo, pois a pauta da reunião vai tratar do PSF -Programa de Saúde da Familia, que deveria a meu ver ser a menina dos olhos da Saúde Pública, mas que por conta dos desmandos dos gestores e dos médicos deixa muito a desejar, desrrespeitando a população de uma forma contundente.
Tanto é assim que por  determinação do Ministério Público, os médicos e enfermeiras do Programa tiveram que cumprir  as 8 horas, e tambem o Gestor tem que fazer concurso público para a efetivação dos trabalhadores do Programa.
É precisso efetivar o PSF como politica de sáude, pois se houver respéito às diretrizes do PSF, a populaçãoo vai ser atendida de forma mais humana e todos vão ganhar, pois vai se diminuir procedimentos , exames e isso vai desafogar o sistema, fazendo com que  se diminuam as filas e se aumente o respeito para com a população que é atendida pelo SUS.
Todos devemos ter claro que o PSF não interessa a muita gente, principalmente à aqueles que tratam os pacientes como mercadoria e entendem saúde como  lucro. Para esses é necessários que os hospitais públicos continuem abarrotados, que as filas nunca terminem, que se fale mal do SUS, porque o único objetivo desses que se travestem  de defensores do povo, nada mais é que somente o lucro, o dinheiro fácil.
Mas para nós que acreditamos na Saúde Pública, que acreditamos que é possivel ser o SUS o melhor plano de saúde do mundo, o grande objetivo é a VIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário